Tuesday, February 27, 2007

Para quem quiser saber

www.franciscotrindade.com



Ao fim de cinco anos (6-11-2000) e a caminho das duzentas mil visitas o site anarquista de tendência proudhoniana www.franciscotrindade.com está em risco de fechar!...
O fecho do site carrega sobre ele uma censura...
Não se trata de uma censura política no sensu strictu, porque o capitalismo também aprende com a história mas trata-se declaradamente de uma censura económica, logo também política, como Proudhon já anunciava desde os anos quarenta do século dezanove...
O que é que aconteceu?
Foram os anunciantes que perderam a confiança no site?
Foi algum secretário de estado que se chateou e que deixou de o financiar?
Foi algum candidato à presidência da república que moveu a sua "magistratura de influência" (ahg ahgg) porque o seu nome não era mencionado?
Nada disso! O que aconteceu foi o seguinte: Quando foi feito o site www.franciscotrindade.com por decisão do amigo e webmaster José Carlos ficou alojado na KPNQWEST Portugal porque na altura (ano de 2000) era uma empresa que dava garantias de qualidade em termos de permanência do serviço. Em cinco anos muito se alterou no panorama internet mas a verdade é que na altura o que eu queria era alguém que alojando o site não tivesse problemas técnicos de modo que o site com alguma segurança estivesse em permanência "no ar".
Há um ano e pouco a KPNQWEST Portugal foi comprada pela NOVIS (www.novis.pt) e os clientes duma passaram para a mão da outra. Como o preço permaneceu inalterável e o serviço se manteve achei por bem continuar no mesmo sítio.
Com o passar do tempo apercebi-me que os preços de alojamento de sites foram baixando significativamente. A partir de certo tempo e como o valor do alojamento do site permanecia inalterado começamos a procurar alternativas de alojamento. Quando as encontramos começaram os problemas com a Novis. Durante um mês procuramos obter as passwords e os registars que nos desse a possibilidade de direccionar o site para outro servidor. A Novis nunca disse que não o faria mas foi protelando esse fornecimento. A Novis sabe que não pode dizer que não, tendo em conta que o owner do domínio www.franciscotrindade.com sou eu e que está pago até Outubro de 2006 mas tem a possibilidade de não fornecer as passwords se for essa a sua vontade. E é essa a sua forte disposição. Daí que por imperativo ético não posso continuar a estar vinculado a uma empresa que me tenta sacanear e que me quer obrigar a continuar a ser seu cliente para que o site continue no ar. Daí que tenha quebrado o contrato com a Novis no dia 31 de Outubro e portanto a qualquer momento o site pode ficar em baixo.
Neste momento que estou a escrever não tenho esperança que a Novis dê o dito pelo não dito e me entregue aquilo que me pertence e que são as passwords do meu domínio.
Mas como diz o poeta Peter Hammill: “I´ll Be Back”


Francisco Trindade