Thursday, February 08, 2007

À PROCURA DE UMA NOVA SENSIBILIDADE


A vida antiga não era mais que o silêncio. Foi somente com a invenção das máquinas que nasceu o ruído. Actualmente o ruído domina soberanamente a sensibilidade dos homens.
Na verdade a Natureza é normalmente silenciosa, à excepção das tempestades, dos furacões, das avalanchas e de alguns movimentos telúricos excepcionais. Tudo isto é razão porque os primeiros acordes ou sons que o Homem tira de uma cana furada, de uma corda esticada o encantam profundamente. A arte musical procura, desde o princípio, a pureza límpida e doce do som.
Hoje, a arte musical procura unir, através de combinações específicas, os sons mais dissonantes, mas estranhos e estridentes possíveis. Aproximamo-nos do ruído total, como que à procura duma nova sensibilidade. Que caminho tão longo e tão curto, desde o momento em que nasceu a música até aos nossos dias. Esta evolução da música, tão marcadamente assinalada no Homem, é paralela à multiplicação crescente das máquinas que participam no trabalho humano, à procura de uma nova maneira de ser, de uma nova Humanidade.
O ciclo de conferências ilustradas musicalmente, que a Biblioteca da Escola Secundária IBN MUCANA pretende promover durante o presente ano lectivo, tem como objectivo principal o de dar a conhecer algumas das tendências musicais contemporâneas através dos seus representantes mais ilustres, tendo como critério determinante o da qualidade musicológica intrínseca e não o número exorbitante de vendas.
Sinteticamente, pretende-se provocar o "espanto" naqueles que aderirem à iniciativa, levando-os a alargar os seus horizontes artísticos.