Friday, February 23, 2007

SOBRE A LIBERDADE


Ser guardado à vista, inspecionado, espionado, dirigido, legislado, regulamentado, parqueado, endoutrinado, predicado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado, por seres que não têm nem o título, nem a ciência, nem a virtude (...). Ser governado é ser, a cada operação, a cada transação, a cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado, impedido, reformado, reenviado, corrigido.
É, sob o pretexto da utilidade pública e em nome do interesse geral, ser submetido à contribuição, utilizado, resgatado, explorado, monopolizado, extorquido, pressionado, mistificado, roubado; e depois, à menor resistência, à primeira palavra de queixa, reprimido, multado, vilipendiado, vexado, acossado, maltratado, espancado, desarmado, garroteado, aprisionado, fuzilado, metralhado, julgado, condenado, deportado, sacrificado, vendido, traído e, no máximo grau, jogado, ridicularizado, ultrajado, desonrado.
Eis o governo, eis a justiça, eis a sua moral!

Proudhon

A vida está cheia de supressas surrealistas. Até os modelos e dados aparentemente mais HARD são frequentemente baseados em suposições SOFT, sobretudo quando estes se relacionam com assuntos humanos. (...) A característica verdadeiramente revolucionária do conhecimento é que pode ser apreendido também pelos fracos e pelos pobres. O conhecimento é a fonte de poder mais democrática, o que o torna uma ameaça contínua para os poderosos.

"Os novos poderes" – Alvin Tofler

Artigo 18º

Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Artigo 19º
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

in Declaração Universal dos Direitos do Homem



Eu posso não concordar com o que o senhor quer dizer, mas defenderei até à morte o seu direito de o fazer.

Voltaire


Nunca acreditei que a liberdade do homem consiste em fazer o
que quer, mas sim em nunca fazer o que não quer, e foi essa
liberdade que sempre reclamei, que muitas vezes conservei, e me
tornou mais escandaloso aos olhos.

Jean-Jacques Rousseau

Os grandes só parecem grandes, porque estamos ajoelhados

Proudhon


A liberdade consiste em conhecer os cordéis que nos manipulam.

Spinoza


Só os tolos se regozijam quando os Governos mudam.

Provérbio Romeno


A Democracia baseia-se na eleição de um ditador para os próximos 4 anos.


Agir, é sempre pensar; dizer, é fazer.

Proudhon

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, depende das decisões políticas.O Analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.Não sabe o imbecil que sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Bertold Brecht.





O que espanta não é o facto de haver gente que rouba, de haver quem faça greve; mas sim o facto de haver esfomeados que não roubam, de haver explorados que não fazem greve.

Wilhelm Reich


A forma inteligente de manter as pessoas passivas e obedientes é limitar estritamente o espectro da opinião aceitável, mas estimular muito intensamente o debate dentro daquele espectro... Isto dá às pessoas a sensação de que o livre pensamento está pujante, e ao mesmo tempo os pressupostos do sistema são reforçados através desses limites impostos à amplitude do debate.

Noam Chomsky



A minha experiência de vida diz-me que as duas coisas mais difíceis ao nível das relações humanas são:

o saber escutar o outro
e
o colocar-se na posição do outro.

Se a primeira já de si é difícil e cada vez mais o que se encontra são autistas,
a segunda então, é deveras complicada...
não quero dizer com isso impossível mas, sou muito céptico.